41. 3069.4450

Blog

Manutenção de Muncks – Como manter o sistema hidráulico em dia

Como qualquer outro equipamento, o munck precisa de manutenção após certo tempo de uso, a primeira revisão deve ser feita após as primeiras 50 horas. É imprescindível as inspeções do equipamento com certa frequência, pois isso evita danos no equipamento e traz mais segurança ao operador.

Neste post vamos citar dois dos principais tópicos para manutenção do seu munck, a lubrificação e a manutenção do sistema hidráulico, confira.

Lubrificação:

Conserve as graxas em locais limpos e use um pano para limpar os pontos de lubrificação.

Mantenha sempre engraxados os olhais das articulações e demais pontos de lubrificação.

Remova o protetor frontal para ter acesso as graxeiras internas.

Nos pontos que não possuem graxeira, a graxa deve ser aplicada na superfície, para melhorar o deslizamento entre as peças.

Manutenção do sistema hidráulico:

Para melhor rendimento do equipamento o sistema hidráulico do guindaste deve estar sempre revisado, com nível de óleo adequado, filtros limpos ou novos.

Efetue as trocas do óleo no prazo máximo de 24 meses, ao subir o óleo fazer a troca com um de mesmas especificações, óleo hidráulico ISO VG68

Na troca de óleo evite a penetração de impurezas no sistema hidráulico. Use um funil limpo com peneira fina para introduzir o óleo no reservatório.

Ao trocar o óleo, acione as 2 lanças hidráulicas, levante o guindaste em sua altura máxima e acione o cilindro de apoio, verifique o visor de nível, o mesmo não pode ficar abaixo da marca mínima, completar com óleo caso seja necessário.

Trocar o Filtro interno e externo a cada troca de óleo.

Quando alguma mangueira for retirada, cuidado para que suas extremidades não toquem no chão.

Mangueiras com danos causados por atrito, corte e ou esmagamento devem ser substituídas imediatamente para evitar acidentes.

Apertos excessivos não eliminam vazamentos – verifique o defeito desapertando a porca giratória do terminal da conexão.

Não verifique vazamentos com as mãos, a alta pressão pode provocar lesões corporais. Use papelão.

Quer saber mais sobre manutenção de muncks? Veja nosso post sobre itens que devem ser inspecionados no munck, com o procedimento e qual o tempo certo para a manutenção. Clique Aqui.

Para uma manutenção completa e eficiente procure sempre uma oficina especializada.

 

Até a próxima.